Ação beneficia moradores a renegociar dívidas com empresas
Com foco em quitar dívidas ativas de moradores, Barra Mansa vai receber a primeira edição do Feirão Limpa Nome entre os dias 23 e 25 de julho. O evento, que será realizado no campus da Nova UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), representará uma oportunidade para a renegociação de dívidas com empresas de vários segmentos, com condições facilitadas.
A feira é um projeto institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), já realizado em diversas cidades do estado, visando contribuir para a recuperação do crédito e o combate ao superendividamento dos cidadãos. Em Barra Mansa, a ação será promovida através de uma parceria da Prefeitura com o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), o Procon, o Sicomércio, a Aciap-BM, a OAB-BM e a Nova UBM.
Além de permitir a renegociação de dívidas diretamente com instituições credoras, o Feirão Limpa Nome vai oferecer orientação jurídica gratuita com apoio da OAB; consultas ao SPC/Serasa; encaminhamentos para educação financeira; mediação de conflitos com suporte do Cejusc e ações educativas com orientações práticas e distribuição de materiais informativos sobre consumo consciente e prevenção do superendividamento.
Felipe Goulart, coordenador do Procon do município, ressaltou que as dívidas com as instituições participantes não precisam necessariamente estar negativadas. “Nosso principal objetivo é fazer os melhores acordos para os cidadãos, garantindo que voltem a ter crédito e possam voltar para o mercado de consumo. O Feirão vem para trazer dignidade aos cidadãos que têm algum débito em seu nome”, disse.
Para a juíza e coordenadora do Cejusc de Barra Mansa, Dra. Anna Carolinne Licasalio, o Feirão Limpa Nome não é apenas uma ação voltada à renegociação de dívidas — é um gesto coletivo de reconstrução.
– Ao abrir caminhos para que tantas pessoas possam recuperar seu nome, sua autonomia financeira e a confiança em si mesmas, estamos também devolvendo dignidade e cidadania. Sabemos que por trás de cada CPF negativado existe uma história, uma dor, um imprevisto – afirmou.
Empresas participantes
- Bancos: Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Sicoob, Sicredi;
- Comércio: Tribo, Lumman, Peg Shoes;
- Educação: Nova UBM, Colégio Nossa Senhora do Amparo;
- Saúde: Unimed;
- Serviços: Saae, Light;
- Telefonia/Internet: Tim, Claro, Oi.