Duas cidades da região Sul-Fluminense recebem, neste fim de semana, o espetáculo “Bailamos”, da renomada dupla musical Tiquequê. O show de 60 minutos tem tradução em libras e audiodescrição, com classificação indicativa para crianças a partir de 3 anos. Promovidas pela Fundação ArcelorMittal, as apresentações gratuitas integram a temporada 2025 do programa Diversão em Cena.
No sábado, 19 de julho, às 18h, o público de Resende vai poder conferir a turnê na Praça do Esporte e da Cultura, no bairro Morada da Montanha. Já no domingo, 20 de julho, às 11h, é a vez de os moradores de Barra Mansa se encantarem com a peça, que será apresentada na Avenida Roosevelt Brasil, no centro da cidade.
“Bailamos”, o sétimo espetáculo da trajetória do Tiquequê, apresenta uma fusão excepcional entre música e linguagem cênica. Cada canção aborda pequenas alegrias e acontecimentos do universo infantil, em letras perspicazes e melodias contagiantes. Em contraste com a abordagem convencional do que é considerado “infantil”, os artistas propõem uma experiência visual e sonora complexa e bem elaborada ao incorporar movimentos coreografados, percussão corporal e influências de danças brasileiras de maneira inovadora.
A dupla, composta pelos músicos Diana Tatit (voz e percussão corporal) e Wem (voz, violão, guitarra, e percussão corporal), celebra 25 anos de trajetória em 2026, consolidando-se como uma referência na cena musical infantil. Ao longo dos anos, Tiquequê conquistou mais de 150 milhões de visualizações no YouTube, evidenciando o apreço do público por sua abordagem única.
Criado há 15 anos pela Fundação ArcelorMittal, o programa Diversão em Cena busca democratizar o acesso à cultura, por meio da oferta de espetáculos gratuitos ou a preços populares em cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul. Toda a programação é viabilizada por meio de recursos das Leis de Incentivo e em parceria com produtores culturais. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações.
“Levar cultura para os espaços públicos e democratizar o universo artístico e cultural são formas poderosas de promover inclusão, afeto e desenvolvimento social, além de fortalecer os laços comunitários”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
As apresentações na região Sul-Fluminense são realizadas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal por meio da ArcelorMittal. Produção e realização da O Trem – Companhia de Teatro e Ministério da Cultura – Governo Federal.