Atleta de 12 anos é prata e bronze em competição de hipismo nacional

Título do Post Incrível
Duda agora se prepara para a 6ª etapa da FEERJ em agosto - Acervo pessoal

Por Ana Luiza Rossi

Com a participação no Campeonato Brasileiro de Escolas e Aspirantes, a atleta de hipismo Duda Lima Garcia, trouxe de volta para Volta Redonda medalhas de prata e bronze na modalidade de salto de 80 centímetros. A competição, que aconteceu no Distrito Federal, reuniu delegações de 14 estados brasileiros na Sociedade Hípica de Brasília neste fim de semana.

Duda, que tem apenas 12 anos, competiu junto de seu cavalo Cullinan pelo ranking da Federação Equestre do Rio de Janeiro (FEERJ). No campeonato, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de julho, a atleta conseguiu o terceiro e segundo lugar no podium, respectivamente, nos dois primeiros dias de prova contra outros 134 atletas. Com a boa colocação, ela passou para a terceira etapa, mas por uma falta, se manteve em 13º lugar em uma classificação entre 50 atletas.

Boa colocação no ranking estadual

Mesmo assim, a amazona se considera vitoriosa. No ranking da FEERJ, Duda compete em 10 etapas junto a outros 80 atletas do Estado do Rio. Após o campeonato em Brasília, ela alcançou a segunda posição no ranking da federação, de nível estadual. Para família, o desenvolvimento de Duda traz orgulho. “É um esporte que não depende de você. Você depende de um animal, então a gente está muito satisfeito. Nesse pouco tempo com muitas medalhas, mas não só isso, o esporte em si por ela ter amor. É o que ela ama”, disse a mãe de Duda, Tatiana Lima.

Agora, ela se prepara para a próxima competição da 6ª etapa da FEERJ, em 3 de agosto, no Centro Hípico do Rio de Janeiro. Segundo Duda, as expectativas são altas: “A expectativa é vencer mais um desafio. Quero me manter entre os melhores do ranking, adquirir mais conhecimento e assim, escrever minha história”, afirmou.

Sobre a atleta

Duda está há pouco menos de dois anos no esporte e já coleciona diversas medalhas. Ela treina aos fins de semana com a equipe do professor Daniel Nascimento, que é campeão brasileiro em adestramento na modalidade de hipismo. Os treinos acontecem em um haras de Ipiabas, distrito de Barra do Piraí.

Com uma extensa coleção em pouco tempo, a família explica que o interesse de Duda no esporte foi por influência do pai, Rodrigo Garcia.

– O pai quem gostava de cavalgar. Levou ela e o irmão, o Bento, para ter aulas porém ninguém se interessou. Eu, que sempre tive medo de cavalo, resolvi fazer aulas para incentivar e deu certo, mas quem deu continuidade na modalidade do hipismo foi a Duda. Ela ama o que faz – concluiu Tatiana.

Com seu primeiro cavalo, da raça Mangalarga, a atleta competiu na modalidade de tambor. No entanto, por não ter se adaptado no esporte, os pais de Duda decidiram comprar um segundo cavalo, o Cullinan, com quem forma um conjunto há cerca de 6 meses.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.