Festival de Dança de Volta Redonda vai reunir mais de dois mil dançarinos 

Título do Post Incrível
Tradicional evento da prefeitura acontece entre sexta (11) e domingo (13) embaixo da Biblioteca Municipal - Divulgação/PMVR

O XXXIV Festival de Dança de Volta Redonda, organizado pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), acontece de sexta-feira (11) a domingo (13) embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. O evento vai reunir mais de dois mil dançarinos, representando 85 instituições de 11 municípios da região.  

Entre os grupos inscritos estão 14 projetos sociais das secretarias municipais de Esporte e Lazer e Assistência Social (Smas) de Volta Redonda, além do Projeto Ballet Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SME); do Instituto Dagaz; do Projeto Amor em Ação; da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) de Resende; do Projeto Dança e Magia; do Somos História da Dança;  Projeto Conexão KM; Projeto Dançando na Escola; Instituto Universo Acreditar; do Projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN; e do Projeto Cura.  

Durante os três dias de evento passarão 2,2 mil participantes pelo palco do festival. Os dançarinos são de Volta Redonda e outros municípios do estado, como Pinheiral, Barra Mansa, Porto Real, Quatis, Barra do Pirai, Resende, Paracambi, Vassouras, Angra dos Reis e do Rio de Janeiro.  

O evento – que já é um marco no calendário cultural da cidade – conta, neste ano, com um total de 235 coreografias, divididas entre os três dias. Ballet Clássico, passando pelo Jazz, até a Dança Contemporânea poderão ser vistos no Festival de Dança, que contará com apresentações de três faixas etárias: infantil, juvenil e adulto. 

“O Festival de Dança é um tradicional evento cultural no município, que cresce a cada ano. Em 2024, 74 instituições participaram e, em 2025, 85 se inscreveram. O número de coreografias também aumentou significativamente, de 192 para 235. Com isso, a expectativa é que o público também seja maior. O acesso ao evento é gratuito, e haverá cerca de 600 cadeiras para acomodar os espectadores em frente ao palco”, disse a secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, afirmando que cerca de duas mil pessoas devem passar pelo evento.  

“É importante realizar o Festival de Dança no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, por ser um local de grande circulação de pessoas, o que permite cumprir um dos pilares conceituais do evento, que é o acesso à dança para dançarinos e dançarinas, apreciadores ou espectadores, de maneira gratuita e irrestrita”, afirmou Rose. 

Na sexta-feira, dia 11, se apresentarão os grupos de escolas públicas e projetos sociais nas categorias infantil, juvenil e adulto, com início às 15h. No sábado, dia 12, será a vez de escolas privadas, clubes e academias nas categorias juvenil e adulto, com início às 17h. O evento será encerrado no domingo, dia 13, com apresentações de escolas privadas, clubes e academias na categoria infantil, com início às 15h. 

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.