Com a presença de autoridades, lideranças locais, empresários e especialistas para debater a inserção das cidades na nova multipolaridade global, Angra dos Reis sediou o IMBRICS Summit Angra 2025, fórum internacional que aconteceu nesta sexta-feira (04).
O evento é uma iniciativa conjunta do Instituto Internacional dos Municípios BRICs no Brasil, o IMBRICS Brasil, e do IMBRICS Forum, com apoio institucional da prefeitura de Angra dos Reis, e teve como foco principal o fortalecimento da paradiplomacia – uma forma de atuação internacional exercida por cidades, estados ou regiões, que estabelece relações diretas com outros países, cidades ou organizações internacionais, sem depender exclusivamente do governo federal.
O encontro também buscou o estímulo à cooperação internacional e a construção de alianças estratégicas capazes de promover o desenvolvimento sustentável das cidades.
Um dos destaques da programação foi a presença de uma comitiva oficial de empresários russos, organizada pelo IMBRICS Forum, que esteve em Angra com o objetivo de estreitar laços e prospectar parcerias em áreas como infraestrutura, segurança, inovação, sustentabilidade e turismo.
Acordo
O Fórum Internacional dos Municípios BRICS assinou um acordo com a prefeitura de Angra dos Reis para a promoção conjunta de roteiros turísticos. Presidente do Conselho Municipal de São Petersburgo (Rússia) Mikhail Cherepanov explicou a parceria.
“Assinamos um acordo para o desenvolvimento do fluxo turístico para esta cidade, com uma bela zona costeira. Nossa tarefa é promovê-la o máximo possível entre as cidades dos países do BRICS e os países parceiros da associação”, disse.