Quatis participa de encontro em Brasília e debate assistência social

Título do Post Incrível
Encontro alinhou ações de assistência social - Divulgação/PMQ

O secretário de Assistência Social de Quatis, Hélio Ricardo, participou da 31ª reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que aconteceu na sede do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em Brasília (DF), na última semana. O encontro reuniu representantes de entidades federativas para promover debates sobre ações, serviços e planejamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil.

Durante o evento, foram discutidas diversas pautas ligadas às políticas públicas do SUAS e de fomento ao desenvolvimento socioassistencial em todo o país. Na ocasião, Hélio, que esteve representando a pasta de assistência social do município de Quatis, pôde participar de uma série de discussões, como a apresentação do CapacitaSUAS; aprovação do PROFORTE-SUAS, que contará com um recurso financeiro de R$ 640 milhões para o fortalecimento do SUAS no Rio Doce pelos próximos 20 anos; debates sobre regionalização dos serviços de Proteção Social Especial, além da prorrogação da Resolução CIT nº 17/2013 até 2026.

De acordo com Hélio, o encontro visa a participação de diversos representantes de municípios e instituições de todo o Brasil para alinhar planejamentos e ações voltadas para a política de assistência social. Segundo ele, a participação de Quatis em agendas federais permite buscar conhecimentos e recursos para serem aplicados no município, com o objetivo de garantir uma cidade mais social e igualitária, com foco na busca por direitos humanos.

Parceria firmada

A Prefeitura de Quatis com o município de Valença segue zerando as filas de espera para atendimentos médicos oferecidos pela saúde pública municipal. Apenas no primeiro semestre de 2025, Quatis realizou quase 80 atendimentos em nefrologia, hematologia e proctologia, através da parceria institucional. A iniciativa firmada vem com o objetivo de suprir demandas na rede pública em Quatis e garantir mais acesso à saúde, visando diminuir as filas de espera de pacientes na cidade.

Ao todo, foram dez consultas em nefrologia, dezesseis em hematologia e cinquenta e uma consultas em proctologia, somando 77 atendimentos realizados nos primeiros 6 meses do ano. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Quatis conta, atualmente, com 20 especialidades médicas atendendo dentro do município. No entanto, de acordo com a pasta, algumas especialidades requerem consultas em outras unidades de referência em outros municípios parceiros, como é o caso de Valença.

A secretaria ainda explica que a dificuldade no acesso a especialistas da área e a complexidade nos atendimentos fazem com que a oferta fique mais limitada e restrita, o que acaba contribuindo com as filas de espera. Apesar disso, a equipe ressalta que segue buscando meios de investimento e parcerias para garantir os atendimentos em diversas especialidades em saúde.

“Este resultado representa um marco na gestão da saúde municipal, fruto do planejamento, da articulação regional e da priorização do cuidado especializado. Seguimos trabalhando para garantir o acesso humanizado e em tempo oportuno aos serviços de saúde e atuando através de parcerias intermunicipais” – comenta o secretário de Saúde, Lucas Silva.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.