Evento reuniu autoridades, sociedade civil e idosos usuários dos serviços
A Prefeitura de Volta Redonda realizou, nesta segunda-feira, dia 30, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Clube Comercial, no bairro São Geraldo. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI/VR), o encontro teve como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
Com ampla participação da sociedade civil, idosos usuários dos serviços, profissionais e representantes do Poder Público, o evento teve como objetivo discutir os desafios do envelhecimento e construir propostas para fortalecer as políticas públicas destinadas à população idosa. A conferência também marcou a preparação para a etapa estadual e, posteriormente, nacional.
Atualmente, Volta Redonda tem cerca de 37 mil pessoas com 60 anos ou mais, o que representa aproximadamente 21% da população, de acordo com o Censo de 2022. Entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, a cidade ocupa a 10ª posição com maior proporção de pessoas idosas. Além disso, o município apresenta uma das maiores expectativas de vida do estado do Rio de Janeiro, superando os 78 anos — reflexo do investimento em saúde, segurança, assistência social e nas políticas de convivência para a terceira idade.
Um dos destaques nesse sentido são os 69 grupos de convivência ativos no município, que promovem inclusão social, autoestima, vínculos afetivos e envelhecimento com mais qualidade de vida. Esses espaços são considerados essenciais para o combate ao isolamento social, fortalecimento dos laços comunitários e incentivo à participação ativa na vida pública.