Águas das Agulhas Negras segue avançando com investimentos em melhorias operacionais nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Resende. Nesse mês de junho, a concessionária concluiu a revitalização das redes de água e esgoto no bairro Campos Elíseos, em paralelo às obras de drenagem realizadas pela Prefeitura.
A intervenção representa um avanço significativo na modernização da infraestrutura de saneamento básico do município, contribuindo para a melhoria da qualidade da água distribuída e para a segurança sanitária da população.
“Otimizamos a eficiência operacional do sistema de distribuição de água na região central da cidade, substituindo redes antigas e obsoletas. Essa ação garante um abastecimento seguro, com reforço hídrico suficiente para atender até mesmo as próximas gerações. Além disso, melhora o combate às perdas físicas de água causadas por vazamentos imperceptíveis e ligações irregulares, minimizando os riscos de contaminação e falhas no abastecimento contínuo”, afirma o diretor da Águas das Agulhas Negras, Gabriel Roberti.
O sistema de esgotamento sanitário da localidade também passou por revitalização. A obra, realizada em conjunto com a intervenção nas redes de drenagem, garante a separação adequada entre as tubulações de água pluvial e esgoto.
“Em uma infraestrutura básica de saneamento, as tubulações de esgoto não suportam o volume de água das chuvas. Quando ligações intradomiciliares de esgoto são conectadas à drenagem, há risco direto de contaminação dos mananciais. A separação correta e o direcionamento adequado das redes para o sistema público garantem a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, além de promoverem melhorias expressivas na saúde e na qualidade de vida da população”, explica Roberti, reforçando que as obras seguiram o cronograma estabelecido pela Prefeitura de Resende, com foco na otimização da abertura de valas e na recomposição do pavimento durante as intervenções.
Desde fevereiro de 2024, toda a região do Campos Elíseos passou a ser atendida com tratamento de esgoto pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ipiranga. As melhorias realizadas garantem que as conexões estejam devidamente interligadas à rede pública de coleta para tratamento. A ETE Ipiranga atende cerca de 45 bairros nas regiões do Ipiranga e do Surubi. O sistema conta com redes de coleta, linhas de recalque, interceptores e estações elevatórias, que conduzem o efluente até a unidade de tratamento.