Por Redação
O período de Festas Juninas, que se inicia em junho e se estende durante os meses de julho – por meio das “Festas Julinas” – e agosto, agitam o calendário cultural local assim como as vendas do comércio. Em Volta Redonda, o crescimento projetado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR) foi de 3% no faturamento de lojas especializadas em roupas e comidas típicas, além de acessórios e artigos de decoração ligados à temática caipira.
O período é considerado estratégico para o setor varejista, já que o número de eventos cresce significativamente, desde festas em escolas, empresas e igrejas até celebrações em família e entre amigos. Com isso, cresce também a demanda por trajes como vestidos de chita, camisas xadrez, chapéus, botas e uma ampla variedade de quitutes, como paçoca, canjica, bolo de milho e outros itens tradicionais.
De acordo com Giovane Ferreira, presidente da CDL de Volta Redonda, os comerciantes devem aproveitar o momento para se planejar, investir em promoções atrativas e reforçar a divulgação. “Além de produtos típicos, o uso de ferramentas digitais e estratégias de marketing nas redes sociais se torna fundamental para atrair o público e divulgar os diferenciais de cada loja. A criatividade e o engajamento com os clientes fazem toda a diferença nesse período”, destacou. A entidade também orienta os lojistas a estarem atentos às mudanças de comportamento do consumidor, que busca praticidade, variedade e presença online das marcas.
Fortalecimento
da tradição
Para o Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo de Volta Redonda (Sicomércio-VR), o engajamento dos moradores com as Festas Juninas, estão crescendo anualmente. O crescimento das vendas do comércio se apresentam não somente em segmentos especializados, mas também em outras empresas que investem na tradição – principalmente, no setor de gastronomia, que aproveita esse período do ano para incluir nos cardápios, comidas típicas e de inverno.
– Temos vistos que, a cada ano que passa, o setor que vende acessórios, enfeites, produtos para comidas típicas e roupa, estão tendo um crescimento nas vendas em torno de 3%, porque outros setores investem também no tema, decorando as lojas, criando cardápios alusivos a esta época. Os bares e restaurantes criam eventos temáticos, além das festas tracionais que já acontecem nos shoppings e nas comunidades. É um bom momento para diversos setores do comércio”, afirmou Levi Freitas, presidente do Sicomércio-VR.
Ele disse ainda que escolas, famílias e amigos também realizam eventos com temas de festas juninas, aumentando ainda mais a procura por artigos temáticos, movimentando os setores da economia local, principalmente, por Volta Redonda ser uma referência em mix de produtos.