Assim como a cidade vizinha de Volta Redonda, a prefeitura de Barra Mansa segue na implementação de sistemas de registro de ponto eletrônico nas repartições públicas. Os aparelhos já estão instalados no Centro Administrativo Municipal, Fundação Cultura e secretarias. O prefeito Luiz Furlani destaca que o principal objetivo é controlar com precisão a jornada de trabalho dos servidores, permitindo o registro automatizado de entradas, saídas e intervalos – assim como é feito na iniciativa privada.
“Implementamos e vamos manter essa estratégia, assim como fazem as instituições privadas. Com isso, a Prefeitura deixa tudo mais transparente e organizado no controle da jornada dos nossos servidores, seguindo as regras e facilitando a gestão do dia a dia. A iniciativa também atende às recomendações dos órgãos de controle, como os Tribunais de Contas, que pedem mais eficiência e responsabilidade na administração pública. Essa ação mostra que estamos comprometidos com uma gestão moderna, que valoriza os servidores, melhora o atendimento à população e fortalece a confiança”, ressaltou o prefeito.
O secretário de Administração e Modernização do Serviço Público, Gabriel Resende, destacou algumas vantagens dos pontos eletrônicos. Entre elas, a redução de falhas e fraudes nos registros, a valorização dos servidores comprometidos e a agilização dos processos internos de Recursos Humanos, como o controle de horas extras, banco de horas, faltas e atrasos.
Ele enfatizou que a implantação do ponto eletrônico no município representa um avanço importante na modernização da nossa gestão pública. “Essa medida vai garantir mais transparência, controle e justiça na jornada de trabalho dos servidores, respeitando o compromisso de cada profissional com o serviço público. Com o sistema eletrônico, eliminamos distorções, fortalecemos a responsabilidade administrativa e promovemos uma gestão mais eficiente, baseada em dados reais. É uma ferramenta de valorização do servidor que cumpre sua carga horária com dedicação e também de fiscalização, assegurando o bom uso dos recursos públicos e a melhoria no atendimento à população”, concluiu Gabriel.