Zoinho faz projeto para CSN pagar 50% da conta de água dos moradores de Volta Redonda

Título do Post Incrível
Vereador Jorge de Oliveira, o Zoinho - Divulgação

Câmara de Volta Redonda aprovou PL que ainda será enviado ao Poder Executivo para sancioná-lo ou não

A Câmara de Vereadores de Volta Redonda aprovou, em regime de urgência e preferência, na sessão ordinária de terça-feira (17), o Projeto de Lei n° 40/2025, de autoria do Vereador Jorge de Oliveira, o Zoinho. A nova legislação determina que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) deverá arcar com 50% do valor da conta de água dos moradores da cidade. O projeto ainda será enviado ao Executivo e pode ser sancionado ou vetado.

Zoinho ressalta que essa medida é uma forma de a empresa compensar os cidadãos, que enfrentam diariamente o desafio de limpar suas casas devido à poluição causada pelo pó preto emitido pela siderúrgica.

“Sabemos como a população de Volta Redonda vem sofrendo com a poluição da CSN. A empresa promete há 15, 20 anos investimentos para reduzir essa poluição. Eu, que moro no bairro Siderlândia, sinto na pele esse problema. Todos os moradores têm enfrentado as consequências desse descaso. Essa proposta é uma maneira da CSN amenizar o sofrimento dessas pessoas, pagando metade da conta de água. Hoje, por exemplo, a pessoa que cuida da minha casa precisa varrer minha garagem constantemente, e o piso que coloquei recentemente já está todo enferrujado. Esse pó prejudica não apenas a saúde das pessoas, mas também os bens imóveis que possuímos. Isso gera um grande prejuízo para todos nós”, declarou Zoinho durante a sessão.

O vereador também destacou o aumento nas tarifas do Saae: “No ano passado, minha conta era em torno de 70 reais; agora, após a troca do hidrômetro, estou pagando entre 200 e 300 reais. Esse aumento é absurdo! Essa medida representa uma compensação pelo prejuízo que a CSN tem causado à população.”

Zoinho revelou que tem planos, junto com o Vereador Rodrigo Furtado, de levar a proposta ao Ministério Público Federal, buscando incluí-la no acordo do TAC (Termo de Ajuste de Conduta).

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.