Reativação da linha férrea Angra-BM tem novo avanço

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Proposta faz parte de plano de ligar o Porto de Angra ao Porto Seco Sul de Minas - Divulgação/PMAR

Ferreti, DNIT e VLI trataram sobre a inspeção técnica do trecho

Representantes da concessionária VLI Logística e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) se reuniram nesta segunda-feira (16) na prefeitura de Angra dos Reis para tratar de novos avanços para a reativação da linha férrea que liga o porto de Angra dos Reis até Varginha, no estado de Minas Gerais. Na pauta, o início da inspeção técnica que fará o diagnóstico do trecho ferroviário – etapa necessária antes que a concessionária devolva a malha para a União.

A VLI, responsável pelo do trecho, informou que dará início a um processo de inspeção e diagnóstico completo da linha férrea entre Angra e Barra Mansa, previsto para o período de 30 de junho a 4 de julho. Esse trabalho, chamado de prospecção de via permanente, é necessário antes da devolução da ferrovia e visa avaliar as condições de trilhos, dormentes, brita, fixações, bueiros, canaletas, taludes e edificações ao longo do trajeto.

Em apoio à operação, a Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Angra vai formar um grupo de trabalho e disponibilizar uma equipe para acompanhar integralmente os técnicos durante as vistorias nos trechos que passam pelo município.

A inspeção será conduzida por equipes formadas por técnicos da VLI e do DNIT. A operação prevê deslocamento rodoviário até pontos de acesso à ferrovia, de onde os profissionais seguirão a pé ao longo da linha, realizando registros visuais e fotográficos. A estimativa é de que cada equipe avance cerca de 5 km por dia. Os trechos pendentes de inspeção se concentram entre os quilômetros ferroviários 037 (próximo à estação de Lídice) e 000 (estação de Angra dos Reis).

Reativação de ferrovia

O objetivo final do processo é viabilizar a reativação da ferrovia, com posterior chamamento público para nova concessão, realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes. A proposta integra um plano de desenvolvimento regional que visa conectar o Porto de Angra ao Porto Seco Sul de Minas, em Varginha, promovendo a circulação de cargas e a integração logística entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

— A retomada da ferrovia é uma das prioridades estratégicas do nosso governo. Trata-se de uma infraestrutura que pode impulsionar a economia local, facilitar o escoamento de cargas pelo Porto de Angra e gerar empregos diretos e indiretos para a nossa população. Estamos falando de uma ligação logística com potencial para integrar nossa cidade a polos econômicos importantes de Minas Gerais e do interior fluminense — afirmou o prefeito Cláudio Ferreti.

Implementação de projeto

Em janeiro, o tema foi discutido com outros prefeitos da região. Na época, se encontraram com o prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, outros cinco prefeitos, além de Ferreti: Antônio Francisco Neto, de Volta Redonda; Aluísio D’Elias, de Quatis; Babton Biondi, de Rio Claro; e Luiz Fernando Pezão, de Piraí.

Um projeto, que envolve as cidades da região Sul Fluminense, pretende fazer a implementação da chamada ‘Rota do Café e Calcário’- o corredor ferroviário que conecta Varginha, em Minas Gerais, ao Porto de Angra dos Reis – por meio da requalificação dos trechos Varginha-Bhering (em Lavras, MG) e Barra Mansa-Porto de Angra.

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