A Firjan informou que acompanha com atenção a situação da BR-393 (Rodovia do Aço), cuja concessão teve sua caducidade decretada, com o DNIT reassumindo a operação da rodovia. A Federação considera fundamental que o governo federal dê celeridade ao processo de licitação para escolha de uma nova concessionária. A descontinuidade na gestão e a ausência de investimentos comprometem o escoamento da produção, elevam os custos logísticos e afetam diretamente a segurança dos motoristas que trafegam pela via.
Elo entre a região e o país
A BR-393 é um importante eixo de ligação entre o Sul Fluminense e outras regiões do estado e do país. “A rápida definição de um novo operador é essencial para garantir os investimentos necessários na infraestrutura da rodovia, que são urgentes para melhorar a eficiência logística da região, aumentar a competitividade das indústrias e, acima de tudo, salvar vidas”, destaca Henrique Nora Junior.
Sem atendimento na rodovia
Em nota divulgada anteontem, a K-Infra informou que a determinação do governo impediu a presença das equipes nas praças de pedágio e bases operacionais, tornando inviável a continuidade de qualquer tipo de atendimento. “Isso significa que serviços cruciais como socorro médico, socorro mecânico, atendimento ao cliente e inspeção de tráfego (…)”, disse a concessionária.