Golpistas enviam mensagens às vítimas como se fossem do INSS
O Procon de Barra Mansa está alertando os aposentados e pensionistas do INSS para que fiquem atentos quanto a tentativas de golpe com supostas promessas de ressarcimento de descontos indevidos. De acordo com o coordenador do Procon, Felipe Goulart, golpistas têm enviado mensagens para beneficiários do INSS como se fossem funcionários do órgão de defesa do consumidor.
– Esses fraudadores entram em contato com os aposentados e pensionistas e dizem que podem resolver o problema deles, pedindo que enviem documentos e informações pessoais através do WhatsApp. O Procon não atua assim. A forma correta de solicitar a devolução dos valores devidos é pelo aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135, de acordo com a previsão divulgada pelo órgão – explicou Felipe.
O coordenador aproveita para orientar os cidadãos que se depararem com situações nesse sentido.
-Se você receber alguma mensagem com conteúdo suspeito e caráter oportunista, bloqueie o número imediatamente e denuncie ao Procon. Em Barra Mansa nós vamos sempre acompanhar de perto e o consumidor será sempre respeitado – destacou.
O atendimento do Procon ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A unidade está localizada no pátio da Prefeitura, na Rua Oscar da Silva Marins, Centro. Os telefones para outras informações são: (24) 2106-3420 e 2106-3461.
Fraude e o sistema remoto
Em abril deste ano, o acesso ao aplicativo Meu INSS se tornou ainda mais necessário após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União revelarem um esquema criminoso de descontos de mensalidades associativas em benefícios do INSS, principalmente relacionadas às aposentadorias e pensões. Entre 2019 e 2024, as entidades cobraram de aposentados e pensionistas um valor estimado de R$ 6,3 bilhões.
Para minimizar os danos, o INSS enviou no dia 13 de maio, exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, notificações a 9 milhões de segurados que tiveram ou tinham algum tipo de desconto associativo em folha.
Como o número de interações tem subido aos poucos, pode-se estimar que ainda restam entre 6 milhões e 7 milhões de segurados teoricamente notificados que não se manifestaram por alguma razão desconhecida. Os motivos podem ser vários: desconhecimento, falta de uso do aplicativo ou alguma dificuldade de acesso.
Cuidados no atendimento em residências
Desde sexta-feira (30), os segurados passaram a ter um ponto de apoio presencial nos Correios para ter esclarecimentos sobre os descontos indevidos. O serviço é gratuito, com prioridade no atendimento e possibilidade de contestar cobranças na hora.
Mas os aposentados precisam ficar em alerta: ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Também não será feito contato por WhatsApp, SMS ou e-mail, muito menos por ligação telefônica.