Cabo Frio promove “Marés de Ações em Combate ao Lixo Marinho”

Título do Post Incrível
Foto: Sueli Palhares

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), uma maré de ações na Praia do Peró, em Cabo Frio, que há oito anos desfralda a Bandeira Azul, selo internacional de qualidade ambiental. Um mutirão de limpeza da praia e o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica vão unir a sociedade, universitários, estudantes e a administração municipal das 9 às 12h no trecho em frente ao mastro da Bandeira Azul.

O projeto “Marés de Ações em Combate ao Lixo Marinho” vai unir forças em prol da conservação dos oceanos. Vão participar professores e universitários da UERJ/Cabo Frio, alunos da Escola Municipal Evando Salles, moradores, veranistas e comerciantes do Peró que estão dando apoio ao mutirão de limpeza através do movimento Amigos do Peró. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, fará plantio de árvores na área urbana do Peró e no Pontal do Peró.

— Os oceanos são o berço da vida do nosso planeta, abrigando uma incrível diversidade de espécies marinhas. No entanto, a poluição por lixo está se tornando uma das principais ameaças à vida marinha, afetando tartarugas, aves, mamíferos aquáticos, etc.  Muitos animais confundem o plástico com alimentos, ingerindo-o e sofrendo danos à saúde, incluindo obstrução intestinal, lesões e morte – explicou Michele Araújo, professora e oceanógrafa do Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Geografia da UERJ/Cabo Frio.

Segundo a oceanógrafa, os microplásticos (partículas plásticas menores que 5 mm) podem ser ingeridos pelos animais marinhos, causando danos à saúde e potencialmente entrando na cadeia alimentar humana. . Também é fundamental, segundo ela, mudar nossa relação com o lixo: separar corretamente os materiais recicláveis, reutilizar sempre que possível e garantir a disposição final adequada dos resíduos que não podem ser reaproveitados, os chamados rejeitos.

— Juntos, podemos fazer a diferença. No mutirão e em outras ações futuras. Vamos trabalhar juntos para proteger a vida marinha e os oceanos, por meio de ações de limpeza, mas, principalmente, reduzindo o uso de plástico e promovendo a conservação da biodiversidade marinha – concluiu.

A Praia do Peró possui um corredor verde de ipomeas (plantas fixadoras de restinga) e índice de poluição zero, que a levou a conquistar a Bandeira Azul. Na Praia das Conchas, ao lado, o biólogo marinho Vinícius Padula descobriu animais (esponjas) marinhos até então desconhecidos da ciência.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.