Audiência Pública apresenta Relatório da Saúde do Primeiro Quadrimestre de 2025

Título do Post Incrível
A audiência pública, realizada no plenário da Casa Legislativa, reuniu autoridades do Executivo e do Legislativo, além de técnicos da saúde e representantes da sociedade civil, reforçando o compromisso da gestão com a transparência e o controle social. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou na Câmara Municipal o Relatório Detalhado do 1º Quadrimestre de 2025, conforme preveem a Lei Complementar nº 141/2012 e a Lei Municipal nº 8.175/2021. A audiência pública, realizada no plenário da Casa Legislativa, reuniu autoridades do Executivo e do Legislativo, além de técnicos da saúde e representantes da sociedade civil, reforçando o compromisso da gestão com a transparência e o controle social.

A sessão foi presidida pelo vereador Dr. Aloisio Barbosa e contou com a participação dos vereadores Júlia Casamasso, Professora Lívia Miranda, Léo França, Thiago Damaceno e Tiago Leite. Durante a audiência, foram apresentados os principais avanços da área da saúde no município, com destaque para o fortalecimento da atenção básica, melhorias na rede hospitalar, ampliação dos serviços de urgência e emergência, ações de vigilância em saúde física, mental e bucal e promoção da saúde.

Também foram abordadas parcerias com instituições estratégicas, investimentos em infraestrutura, reorganização de fluxos assistenciais e avanços nos processos de regulação de exames e cirurgias. A atuação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal e a valorização do cuidado com os pets também integraram o relatório.

Participaram da apresentação o secretário de Saúde, Luis Cruzick, além de superintendentes, técnicos da pasta e representantes do SEHAC, reforçando a articulação entre os setores da gestão municipal.

Os vereadores presentes fizeram questionamentos importantes sobre pontos estratégicos da gestão. Entre eles, destacaram-se dúvidas sobre a existência de planejamento para ampliação da oferta de leitos de internação no serviço público, os motivos da terceirização dos exames de imagem e a atual situação da fila de espera por mamografia bilateral para rastreamento. Também foi questionado se há pagamentos em atraso a prestadores de serviço ou fornecedores.

Além disso, parlamentares chamaram atenção para a ausência de informações mais detalhadas no relatório sobre temas ligados à saúde da mulher, como cirurgias ginecológicas, atendimentos em mastologia, colocação de DIU, dados sobre pré-natal e acompanhamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), entre outros indicadores importantes.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.