Alunos de medicina de instituições das cidades de Valença, Vassouras, Volta Redonda e Teresópolis vão participar entre os dias 30 de maio e 1º de junho da tradicional competição acadêmica da região Jogos 3VT, sediados em Valença. A estimativa é que o evento reúna cerca de 2.500 universitários do Centro Universitário UNIFAA, da Univassouras, do UniFOA e do Unifeso. A perspectiva econômica com os jogos, segundo Professor Coordenador das atividades esportivas da Medicina, Leandro Raider, é positiva:
– A expectativa é de ocupação total nos principais hotéis locais durante o período do evento, refletindo diretamente na economia da cidade. De acordo com estimativas, os gastos no comércio e no setor de serviços devem alcançar a marca de R$ 1,2 milhão, consolidando os jogos como um importante vetor de desenvolvimento econômico e turístico para o município – disse.
Em apoio e incentivo aos jogos, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), o diretor Executivo da FAA, José Rogério Neto, afirma que vai além da prática esportiva. “É uma oportunidade estratégica de movimentar a economia local, fortalecer o turismo e projetar a cidade como um polo de eventos acadêmicos e esportivos. Além do impacto econômico, esse tipo de evento promove a integração cultural, a troca de experiências entre jovens de diferentes realidades e fortalece a imagem de Valença como uma cidade acolhedora, vibrante e aberta a grandes iniciativas”, disse.
Já o prefeito Saulo Corrêa reforçou que a realização dos Jogos 3VT “é uma oportunidade concreta de impulsionar a economia e fortalecer ainda mais o turismo local. Nosso município tem vivido um momento pujante no setor, com diversos eventos mobilizando todo o trade turístico. Os hotéis estão com alta taxa de ocupação nos fins de semana, o comércio tem registrado aumento no movimento e os espaços culturais e históricos estão sendo redescobertos por moradores e visitantes”, disse.
Sobre os jogos
Criado em 2015 como competição amistosa entre as quatro atléticas, a ideia é que a geração dos times seja passado de veteranos para calouros, para que aprendam a organizar os jogos, de maneira que sejam realizados de forma perene. “Isso permite garantir que proporcionemos um evento esportivo e universitário de qualidade, pelo fato de que trabalhamos em prol das nossas atléticas, dos nossos atletas e das nossas delegações”, afirmou a presidente da Atlética de Medicina de Valença, Clara Martins.
Eles vão se enfrentar em disputas como Natação, Futsal, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Futebol de Campo, Futevôlei, Tênis, Cabo de Guerra, Cheerleading, Beach Tennis, e-Sports e Bateria. Os jogos serão realizados das 8h às 22h em três endereços: na Arena UNIFAA, no Colégio Arcoverde e no Clube dos Coroados. E, claro, sempre haverá festas e muita animação onde tem universitários reunidos. Trata-se de um evento com entrada paga e voltado para os discentes de Medicina.