Volta Redonda: Secretaria de Educação começa a distribuir kits de Lego para as escolas da rede municipal

Título do Post Incrível
Investimento de cerca de R$ 1 milhão vai entregar o material, adequado para cada grupo etário, em 84 unidades; 39 delas já utilizam os kits para reforçar o aprendizado; Foto: Divulgação/PMVR

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), dá mais um passo para aprimorar as habilidades e os conhecimentos dos alunos da rede municipal de ensino. Teve início neste mês de maio a distribuição de kits de Lego nas escolas, o que faz do município o primeiro da região a contar com esse material para o ensino desde a Educação Infantil.

Segundo o coordenador do projeto de Robótica da SME, Felipe Nóbrega, 84 unidades escolares da Rede Municipal de Educação de Volta Redonda serão atendidas. Até o momento, foram contempladas 25 escolas de Educação Infantil, quatro escolas dos Anos Iniciais e 12 unidades dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Cada grupo será atendido com um kit diferente, apropriado para o desenvolvimento dos estudantes de acordo com a faixa etária. As escolas de Educação Infantil recebem os kits Lego Steam Park e o kit de torneio FLL Discover. Nos Anos Iniciais, o material entregue é o Lego Spike Essential; já nos Anos Finais, o kit distribuído é o Lego Spike Prime. 

“As atividades desenvolvidas envolvem conceitos de Robótica Educacional e da metodologia Steam, que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe”, explica Felipe.

Sobre a ideia de usar os kits de Lego no aprendizado dos estudantes, Felipe conta que ela teve origem na experiência do município com a Robótica Educacional, implantada desde 2007. “Volta Redonda é referência na área e, com a reativação das equipes de competição e os resultados expressivos obtidos, a Secretaria Municipal de Educação decidiu ampliar a proposta para todas as unidades escolares, fortalecendo as competências digitais e o pensamento computacional dos estudantes.” 

Vantagens

Quanto às vantagens da utilização dos kits Lego, o coordenador do projeto de Robótica argumenta que eles potencializam o aprendizado de forma lúdica e prática, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais. “Além disso, promovem a resolução de problemas, a autonomia e a colaboração entre os estudantes, preparando-os para os desafios do século XXI”, pontua.

O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, afirma que os kits foram adquiridos com recursos próprios da SME, por meio de um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, demonstrando o compromisso da gestão com a inovação e a qualidade da educação pública.

“As instituições de ensino precisam estar atentas para se adaptar aos avanços da tecnologia e aos novos métodos de ensino, para que os alunos estejam preparados para os desafios do futuro. Volta Redonda já era referência com os projetos de robótica que levam nossos alunos a disputar torneios de projeção nacional e internacional. Agora, com esses kits, vamos ampliar ainda mais esse aprendizado fundamental”, afirmou.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.