A Secretaria Municipal de Saúde do Rio realiza, no próximo sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe. A imunização será realizada das 8h às 17h em todas as 240 salas de vacinação em unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) do município, nas duas unidades do Super Centro Carioca de vacinação e em centenas de pontos de vacinação (PVs) extras distribuídos por toda a cidade, localizados em locais estratégicos para facilitar o acesso das pessoas, como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, entre outros. Serão disponibilizadas mais de 500 mil doses da vacina contra a influenza.
Para se imunizar, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A dose é anual: quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Para quem já tomou o imunizante anteriormente, o esquema vacinal é de dose única. Em 2025, mais de 700 mil usuários já se imunizaram contra a gripe e a meta até o final da campanha é proteger cerca de 3 milhões de cariocas.
Tipos de vírus da dose
A vacina protege contra três sorotipos diferentes da doença: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria, que foram as que mais circularam no Hemisfério Sul na temporada passada. A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza. Só este ano, o município do Rio registrou 14 óbitos e 156 internações pela doença.