Após mais de três meses de obras, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) concluiu ampla reforma no CIEP, que fica ao lado do campus-sede do Centro Universitário de Valença (UNIFAA), por meio do Programa Idealize – Um Pacto Pela Educação Pública de Qualidade. O investimento do projeto foi superior a R$ 1 milhão, totalmente custeado pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde.
A cerimônia que vai marcar a entrega oficial das obras acontecerá na próxima segunda-feira (28), às 9h30, com presença de autoridades e plantio simbólico de mudas no pomar da escola, que também será revitalizado.
As condições da escola já vinham sendo alvo de reclamações de estudantes há alguns anos. Os principais pontos citados eram paredes rabiscadas, descascando ou mofadas, além de goteiras que causavam inconveniências em dias chuvosos. “Quando caía chuva, lá na sala de aula ficava com muita goteira. Um dia até caiu na minha prova. A tia teve que trocar. Ainda bem que era a primeira resposta”, conta um dos alunos do CIEP.
A intervenção incluiu pinturas interna e externa, recuperações elétrica, hidráulica e sanitária, substituição de vidros quebrados, manutenção de telhados, além de limpeza e revitalização completa das áreas comuns. Também foram realizadas melhorias no pátio e nas salas de aula para oferecer um ambiente mais seguro e propício à aprendizagem.
– A revitalização do CIEP faz parte das ações do Programa Idealize – Um Pacto Pela Educação Pública de Qualidade, criado pela FAA como marco de seus 60 anos de história. O objetivo do Idealize é transformar a realidade da educação pública da região por meio de parcerias, investimentos e ações concretas. Reformar o CIEP, uma escola pública vizinha ao campus-sede do UNIFAA, foi uma forma de retribuir à comunidade, fortalecer os laços com a educação básica e promover um ambiente mais digno e inspirador para crianças, professores e famílias – explica o Diretor Executivo da FAA, José Rogério Neto.
Concluídas as obras, a proposta é que a proximidade com o colégio fique ainda maior. “A FAA pretende manter esse vínculo com o CIEP de forma contínua. Além da revitalização estrutural, a instituição está implementando ações perenes de apoio pedagógico, como projetos de formação para professores, ações de saúde e bem-estar, e atividades culturais. A presença de um colaborador da FAA que atuará regularmente no apoio à manutenção da escola também simboliza esse compromisso de longo prazo”, antecipa José Rogério Neto.
As ações de reforma no CIEP Professor Luciano Gomes Ribeiro incluem: pintura interna e externa do CIEP, do prédio da biblioteca, da quadra e dos muros; revisão de todas as luminárias, com substituição de lâmpadas queimadas e instalação de novas luminárias onde estavam faltando; revisão geral no telhado, com substituição de telhas e cumieiras danificadas, reparo geral e impermeabilização nas calhas de concreto, e impermeabilização das calhas e de área descoberta; varanda (área da biblioteca) – fabricação e montagem de estrutura metálica, cobertura com telha termoacústica e pintura; sala multidisciplinar – fornecimento e instalação de dois aparelhos de ar-condicionado e adaptações necessárias, como instalação de barra de apoio e espelhos para aulas de ballet; melhoria do alambrado e instalação de portões para veículos e pedestres.